APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

V Congresso Internacional de Ciências do Trabalho, Meio Ambiente, Direito e Saúde vai refletir impactos da reforma na saúde do trabalhador

Com o objetivo de reunir pessoas de múltiplas inserções profissionais e sociais para discutir temas referentes ao mundo do trabalho e impactos sobre a saúde e meio ambiente, o V Congresso Internacional de Ciências do Trabalho, Meio Ambiente, Direito e Saúde acontece de 27 a 31 de agosto em São Paulo no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP.

O congresso pretende atrair profissionais, militantes, ativistas e estudantes das áreas do Direito, da Saúde, do Trabalho, da Sociologia, da Economia, do Meio Ambiente e das Comunicações. A professora da Faculdade de Medicina da UFBA e filiada a APUB, Rita Cassia Franco Rego, já tem presença confirmada e representará o sindicato no evento. Para participar, basta se inscrever gratuitamente no endereço: www.fundacentro.gov.br (aba Próximos Eventos).

 Com o tema “Acidentes, adoecimentos e sofrimentos do mundo do trabalho”, o evento busca também possibilidades de atuação em diferentes frentes e áreas, possibilitando a integração dos diversos movimentos em defesa dos direitos humanos e sociais.

Entre os eixos a serem pautados no Congresso, estão: “O mundo atual, as acelerações na vida e no trabalho, as contradições, a saúde, os direitos e as lutas sociais”, “América Latina resiste: o mundo do trabalho no contexto da crise do capital”, e “Reforma Trabalhista Brasileira e as repercussões sobre a vida e a saúde dos trabalhadores”, entre outros. A programação contará também com exibição do filme e Dedo na Ferida e debate com o diretor Silvio Tendler.

Adriana Marcolino, socióloga do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Alessandra Camarano, vice-presidente da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat), Bruno Torturra, jornalista do Estúdio Fluxo, editor chefe do Greg News, Carlos Silva, auditor fiscal do trabalho e presidente do Sindicato Nacional doa Auditores Fiscais do Trabalho e Chico Guariba – Diretor e produtor de cinema, criador e diretor da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, são alguns dos participantes confirmados.

A organização do Congresso fica por conta da Associação Brasileira de Advogadas e Advogados Sindicais, do Departamento de Direito do Trabalho e da Seguridade Social da Faculdade de Direito da USP e da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, além do apoio de diversas outras organizações. O congresso também será transmitido ao vivo pela internet, através de um link que deve ser divulgado em breve.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp