Na próxima semana, de 19 a 21 de julho, acontece o XIX Encontro Nacional do PROIFES-Federação, em Salvador. O evento é um momento de discussão e proposição acerca dos principais temas que envolvem o movimento sindical docente, e é subsídio para a atuação da entidade pelo próximo ano.
Os eixos de debate deste ano são: 1. Enfrentamento da questão pública x privado: Mercantilização e disputa ideológica; 2. Desafios do movimento sindical frente ao novo governo; 3. Reestruturação sindical e o futuro do PROIFES-Federação; e 4. Carreiras, salários. previdência, condições de trabalho e democracia interna das IFES.
Os sindicatos participam com sua delegação, composta por delegadas/os eleitos pelas professoras e professores filiadas/os, e que também podem contar com observadoras/es. Como delegadas/os da Apub, com direito à voz e voto, estarão sete docentes – Joviniano Neto (FFCH/UFBA/aposentado), João Augusto Rocha (Politécnica/UFBA/aposentado), Clarisse Paradis (Malês/UNILAB/vice-presidenta da Apub), Manoel Marcos Freire (Física/UFBA/aposentado), Auristela Félix (Ciências Contábeis/UFBA), Raquel Nery (FACED/UFBA) e a presidenta Marta Lícia Teles.
Pré-encontros
A delegação da Apub se reuniu nos dias 12 e 14 de julho para formular as contribuições do sindicato a partir dos temas dos eixos e também alinhar sobre as proposições contidas nos textos enviados por docentes filiadas/os. Além de representarem a base, como delegadas/os eleitas/os, a delegação também busca levar uma síntese das demandas da categoria das IFES baianas.