APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

APUB celebra premiação de três docentes da UFBA no Jabuti Acadêmico 2025

A APUB parabeniza com orgulho os docentes da UFBA Naomar de Almeida Filho, João Carlos Salles e Jorge Augusto pela recente premiação no prestigioso Jabuti Acadêmico 2025, prêmio organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), com o apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A cerimônia, que aconteceu ontem (05/08), reconhece anualmente produções acadêmicas e seu impacto no desenvolvimento científico, social e cultural do Brasil.

Na edição deste ano, os três docentes da UFBA foram premiados em diferentes categorias, reafirmando a relevância e a qualidade da produção intelectual da instituição:

Naomar de Almeida Filho, professor do Instituto de Saúde Coletiva e ex-reitor da UFBA, foi o vencedor na categoria “Enfermagem, Farmácia, Saúde Coletiva e Serviço Social” com a obra “Epidemiologia no Pós‑Pandemia: de ciência tímida à ciência emergente” (Editora Fiocruz). O livro reflete sobre os desafios e transformações da ciência epidemiológica no cenário pós-pandêmico.

João Carlos Salles, professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas e também ex-reitor da UFBA, conquistou o prêmio na categoria “Filosofia” com o livro “Gatos, peixes e elefantes: a gramática dos acordos profundos” (Editora Aretê). A obra aprofunda o pensamento de Wittgenstein e discute os limites do entendimento e dos desacordos em contextos sociais e filosóficos.

Jorge Augusto de Jesus, professor do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT), foi premiado na categoria Letras, Linguística e Estudos Literários com “Modernismo Negro: a literatura de Lima Barreto”. O livro, fruto de sua tese defendida no PPGLITCULT, propõe uma releitura crítica do modernismo a partir da obra de Lima Barreto e suas contribuições à literatura brasileira.

Veja outras notícias