APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

APUB participa de encontros preparatórios para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres 

Como etapas preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), que acontece entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, foram realizadas  ao longo desta quinta-feira (07/08) duas Conferências Livres de Políticas para as Mulheres: a Conferência Livre de Trabalhadoras do Serviço Público Federal de Sindicatos filiados a CUT/Ba, ocorrida em Salvador, e a 1ª Conferência Livre de Políticas para as Mulheres — UNILAB Malês, em São Francisco do Conde.

“É importante lembrar que a última Conferência Nacional, aconteceu há 10 anos, ainda no contexto do governo da presidenta Dilma, a única mulher que presidiu o nosso país”, pontuou a presidenta da APUB, Raquel Nery, presente na atividade ocorrida na UNILAB. 

Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, a 5ª CNPM tem o objetivo de ampliar a participação das mulheres representadas por entidades, organizações e movimentos sociais, estabelecendo um diálogo entre sociedade civil e órgãos de promoção de políticas para as mulheres municipais, estaduais e do Distrito Federal, além do governo federal.

Conferência Livre de Trabalhadoras do Serviço Público Federal de Sindicatos filiados a CUT/Ba elege três representantes para a 5ª CNPM

Com a coordenação conjunta de Lucivaldina Brito  (SINDPREV-BA), Erilza Galvão (SINTSEF-BA) e Marta Lícia de Jesus (APUB – FACED/UFBA), a atividade ocorrida no Sindprev-BA teve como tema “Por um mundo do trabalho livre de violência e assédio”. Foram eleitas três delegadas que representarão o encontro na Conferência Nacional: Antonieta Rosalino, Marta Lícia de Jesus e Maria Lucilene Félix.

Luba Melo (Instituto Internacional dos Serviços Públicos) e a professora Ana Paula Boscati (UFBA) contribuiram com os debates, abordando temas como políticas públicas para mulheres, impactos do capitalismo no trabalho das mulheres, sofrimento psíquico, racismo, LGBTQIAPN+fobia e a importância da ratificação é regulamentação da 190 da OIT nas discussões sobre a violência de gênero e assédio no trabalho.

UNILAB-Malês realiza sua primeira edição da Conferência Livre de Políticas para as Mulheres

Com o tema “Corpos, fronteiras e resistências: por políticas públicas que nos enxerguem”, a 1ª Conferência Livre de Políticas para as Mulheres foi um espaço de escuta ativa e diálogo para a construção coletiva de propostas voltadas às políticas públicas para as mulheres. “Foi um dia lindo, construído coletivamente, com participação tão expressiva que conseguimos eleger 3 delegadas para a Conferência Nacional”, comemorou a diretora do Campus dos Malês da Unilab Mirían Reis, organizadora do encontro.  

Ao longo do dia, os participantes se organizaram em quatro grupos de trabalho para elaboração de propostas que serão apresentadas na 5ª CNPM: 1. Violência de gênero e raça – coord. de Bárbara Alves (Uneb), 2. Saúde das Mulheres – coord. de Carol Evelyn (SDHJ – SFC), 3. Trabalho reprodutivo e cuidado – coord. de Clarisse Paradis (Unilab) e 4. Mulheres migrantes – coord. de Norilde Silva (Unilab). 

Veja outras notícias