Conceitos importantes, como ideologia da mestiçagem, mito da democracia racial, colorismo, racialização foram discutidos no primeiro módulo do Curso de Letramento Antirracista da APUB, iniciado nesta quarta-feira (03/09). Com o tema “Quem é negro e quem é branco no Brasil? Classificação por cor do IBGE e o debate sobre as relações étnico-raciais”, essa primeira sessão foi conduzida pelo coordenador do curso, professor Márcio André de Oliveira dos Santos (UNILAB/Malês), diretor acadêmico da APUB.
“Debatemos uma série de conceitos importantes nesse campo, chamando a atenção para o fato de que é um curso introdutório. A nossa intenção é justamente fazer com que as pessoas possam se interessar mais em entender esse debate e, consequentemente, poder atuar no seu espaço de trabalho, espaços sociais de modo geral, sempre numa perspectiva de aprendizado”, destacou Márcio André.
Além das pessoas que acompanharam a atividade presencialmente, mais de 90 pessoas assistiram à aula online, demonstrando a receptividade ao tema que já foi identificada no período das inscrições, com as mais de 600 pessoas inscritas.
A presidenta da APUB, Raquel Nery, esteve na abertura e agradeceu aos professores que viabilizaram a realização do Curso, destacando o interesse da atual gestão no tema. “A pauta do antirracismo, interseccionada à pauta de classe social, de gênero e diversidade, atravessa as nossas ações sindicais”, afirmou Raquel.
O próximo encontro será no dia 17, às 16h, com o tema “O lugar do branco na luta antirracista?”, a ser ministrado pela professora Waneska Cunha (IFBA). As pessoas inscritas, que ainda não confirmaram participação para receber o link de acesso às aulas e demais informações do curso, ainda podem enviar os dados pelo link: https://bit.ly/confirmacao-curso-antirracista.