A segunda edição da roda de conversa Seja APUB trouxe à tona o debate sobre Saúde Suplementar e convênios. O encontro contou com a presença do professor Marco Cerami que, além de diretor de comunicação da APUB Sindicato, é também membro do conselho deliberativo do APUB Saúde; do gerente executivo do Plano APUB Saúde, Antônio José; e de Creane Bomfim, membro da equipe APUB Sindicato. O encontro foi aberto pela presidenta da APUB, professora Raquel Nery que, depois de apresentar e saudar a mesa, explicou o objetivo da atividade, que é dar visibilidade ao aos elementos que compõem a vida da APUB, uma comunidade de luta e acolhimento, com mais de 57 anos de história.
O professor Marco Cerami ressaltou que a programação das Rodas de Conversa foi pensada para abordar temas que são preocupação da categoria atualmente, e os planos de saúde estão entre os assuntos que preocupam os professores. Ao longo de sua participação, abordou as potencialidades de um plano autogestionado, como é o caso do APUB Saúde. “No momento em que a opção para muitas pessoas que querem ter qualidade no atendimento é recorrer a planos particulares, uma escolha é a possibilidade de autogerenciar”, avaliou ele, antes de contar a história do APUB Saúde. Nascido da luta de professores na década de 90, o APUB Saúde funcionou de início junto com o Sindicato, separando-se em 2009 por determinação da ANS.
Na sequência, foi a vez de Antônio José compartilhar com os participantes os dados sobre o APUB Saúde. Dúvidas e sugestões sobre valores, produtos, rede credenciada e ideias para ampliar o número de beneficiários e reduzir o custo da operação foram intensamente debatidas pelos presentes, associados do plano que de fato se apropriaram da ideia da autogestão. Por fim, falou Creane Bomfim, que orientou os presentes sobre os convênios que a APUB mantém, sobre como aderir ao Wellhub (antigo Gympass) e também como sugerir novas empresas para se tornarem conveniadas.
A próxima roda de conversa Seja APUB acontece em 9 de outubro, durante o dia inteiro. Pela manhã, serão debatidos os temas de aposentadoria, previdência e Funpresp, com o professor Eduardo Rolim (UFRGS / ADUFRGS) e, no turno da tarde, o professor Emanuel Lins (Direito / UFBA), conduzirá o debate sobre carreira.
Confira a íntegra da conversa: