A APUB Sindicato promoveu, na tarde desta sexta-feira (17/10), uma cerimônia em homenagem ao pianista brasileiro Tenório Jr. No último mês de setembro, quase 50 anos após seu desaparecimento em Buenos Aires, o corpo do músico foi identificado após comparação de impressões digitais pela Equipe Argentina de Antropologia Forense (EAAF) e autoridades judiciárias.
A cerimônia teve início com a saudação da diretora financeira da APUB, Auristela Félix, que destacou a importância histórica de Tenório: “A temática do desaparecimento do músico Tenório Jr. é muito importante, nos afeta de maneira particular e também diz respeito à soberania nacional”.
O professor professor João Augusto Rocha (UFBA/POLITÉCNICA/APOSENTADO), idealizador da atividade, fez a leitura do seu artigo sobre Tenório: “A pergunta que hoje nos cabe fazer, tendo em conta a presença de Trump no poder nos EUA, é: quanto não estamos próximos de uma situação como aquela que vitimou Tenório Jr, um pacato músico, totalmente dedicado à sua arte, que não estava envolvido em atividades políticas, ou não?”, questiona trecho do texto.
A cerimônia contou com a apresentação musical do músico Rodolfo Carvalho e do professor Wellington Mendes da Silva Filho (EMUS/UFBA), além da exibição de um documentário sobre Tenório Jr e de um depoimento em vídeo de Roberto Menescal, um dos fundadores da Bossa Nova.
Confira o artigo do professor João Augusto Rocha












