A história da Independência da Bahia é também a história da luta do povo. Neste 2 de Julho, a APUB convida toda a categoria docente a ocupar as ruas, ao lado da CUT, dos movimentos sociais e de outras entidades populares, no tradicional cortejo cívico-político que parte do Largo da Lapinha às 7h da manhã em direção ao Pelourinho.
Levaremos nossas pautas, pela valorização da educação pública, pela carreira docente e pela democracia. E os professores e professoras que quiserem levar os cartazes produzidos pela APUB podem buscar ao longo da terça-feira (01/07), das 9h às 17h.
Também estaremos nas ruas para dar início a uma nova luta coletiva: o Plebiscito Popular 2025, uma ferramenta de mobilização popular que vai consultar o povo baiano sobre temas urgentes como:
- o fim da jornada 6×1,
- a redução da jornada de trabalho sem corte de salário,
- a isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil, e
- a taxação dos super-ricos para combater desigualdades brutais no país.
Com participação voluntária e caráter pedagógico, o plebiscito é organizado por movimentos sociais, centrais sindicais e entidades comprometidas com a transformação social. A proposta é clara: escutar o povo e pressionar por mudanças estruturais que beneficiem a maioria.