APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

Campanha Antirracista da APUB: professoras destacam papel da ação pedagógica no combate ao racismo

Na terceira publicação da campanha, docentes da UFBA reforçam que o antirracismo exige prática cotidiana, compromisso coletivo e transformação pedagógica.

A Campanha Antirracista da APUB chega à sua terceira publicação com reflexões potentes das professoras Marta Lícia (FACED/UFBA) e Barbara Coêlho (ICI/UFBA e vice-presidenta da APUB), que responderam à pergunta central da série: “O que é ser antirracista para você?”

As docentes ressaltaram o papel essencial da prática pedagógica na luta antirracista, destacando que o enfrentamento ao racismo vai além do discurso e exige compromisso constante e ações transformadoras no cotidiano.

👉 Confira os depoimentos completos das docentes:

“Penso que uma ação antirracista é uma ação pedagógica, permanente, voltada para o bem público, pois se baseia no reconhecimento da diversidade como princípio fundamental da afirmação da experiência do povo negro na diáspora, como central para a construção de subjetividades.”
Marta Lícia (FACED/UFBA)

“O antirracismo exige, na minha percepção, uma ação prática. Então ser antirracista para mim é um compromisso diário, porque racismo não é um problema individual, mas um sistema de opressão que precisa ser desmontado coletivamente. Ter atitudes de respeito para com o outro e ser respeitada para aprender e educar de forma dialógica.”
Barbara Coêlho (ICI/UFBA)

Veja outras notícias