Delegação da APUB se destaca nos debates, que vão de inteligência artificial e luta antirracista a soberania
Com uma delegação de 14 docentes, a APUB marca presença no XXI Encontro Nacional do PROIFES, que este ano reúne os Sindicatos federados em Florianópolis para o debate dos grandes temas de luta da categoria. A atividade teve início na quarta (30), com a realização do IV Seminário de Comunicação do PROIFES: com o tema “Comunicação Sindical na era da IA”, o encontro contou com formação conduzida pela vice-presidenta da APUB, professora Barbara Coêlho; a professora Ana Karin Nunes (ADURGS) e o jornalista Leandro Fortes.
A abertura oficial do encontro aconteceu na noite de quarta (30), com o tema “Políticas Educacionais e Sindicais conectadas com os interesses da nação e as transformações sociais” e a participação de lideranças que atuam em defesa da educação no país e na América Latina. Na manhã seguinte (quinta, 31), tiveram início os debates temáticos do Encontro. O primeiro deles foi conduzido pelo GT Educação, com coordenação de Carlos Alberto “Bebeto” Marques, que debateu os desafios atuais da educação básica, superior, técnica e tecnológica. O professor Joviniano Neto apresentou moção, relacionada a esclarecimentos sobre a evasão e financiamento. O conteúdo será levado ao Conselho Deliberativo (CD) da Federação.
O debate sobre Carreiras e Salários encerrou as atividades do dia. O GT Carreira tem coordenação de Geci Silva e a mesa foi conduzida pelo presidente do PROIFES, Wellington Duarte, e o diretor de Assuntos do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), Romeu Bezerra. O debate teve um olhar especial voltado ao EBTT e para os direitos de professoras e professores aposentados, em intervenção feita pelo diretor da APUB, Marcos D’Aguiar. Ao final dos debates, a professora Fernanda Figuêredo apresentou moção pedindo fim do controle de frequência da carreira EBTT, tópico que consta do acordo assinado entre PROIFES e Governo, mas ainda implementado. A mesa acatou o mérito da moção proposta.
A vice-presidente da APUB, professora Barbara Coelho integrou a mesa de debate do Eixo 2, “Ciência e Tecnologia a serviço do desenvolvimento socioambiental sustentável e soberano do país”, na manhã de sexta (1). Ela dividiu a mesa com o Secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Inácio Arruda; Darlio Teixeira (Adurn) e Luiz Antônio Pessan (Diretor da CAPES). O debate que se seguiu às duas primeiras falas contou com fortes intervenções de docentes da delegação da APUB. Os professores Jailson Alves, Raquel Nery, João Augusto, Andrea Hack e Joviniano Neto levantaram pontos como equidade racial, de gênero e de origem no acesso a bolsas, registro de patentes, mudança de perspectiva sobre o EAD, questões geopolíticas, misoginia no campo da tecnologia e regulação de big techs.
A tarde da sexta começou com a mesa “Análise da conjuntura nacional”, com palestra de Marcio Pochmann, Presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que analisou uma variedade de dados sobre as tendências da economia e política do Brasil. A fala de Pochmann foi seguida de debate com os docentes, que tratou de crescimento da extrema direita, desigualdade social, futuro do trabalho e emprego, diversidade e ações afirmativas. Na sequência, foi realizado o debate do Eixo 4, “Aposentadoria e Previdência: os desafios da defesa dos direitos dos aposentados e um balanço da Funpresp”, coordenado pela presidenta da APUB, professora Raquel. O Encontro Nacional do PROIFES começou no dia 30 de julho e se estende até amanhã, sábado, 2 de agosto.