APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

Abertura da Exposição Arpilleras integra primeira semana da Programação de Acolhimento da APUB

Oficina de bordado e café da manhã são a programação da semana

Na noite da última quarta (11), a APUB co-promoveu, como parte de sua Programação de Acolhimento ao Semestre, a abertura da exposição “Arpilleras – Mulheres Atingidas Bordando Direitos”, com lançamento do livro “Imprensados no tempo da crise”, de Flávia Amboss e Merçon Leonardo. A mesa de abertura contou com a saudação da professora e Presidenta da APUB Raquel Nery.

Em sua fala, a presidenta ressalta a importância da APUB no fortalecimento de atividades dos movimentos sociais e afirmou a posição cidadã do sindicato: “Não existe universidade desvinculada das grandes questões do nosso tempo, e uma das grandes questões do nosso tempo é a crise ambiental. Que de várias maneiras tem sido enfrentada pela universidade e por vocês nesse movimento, avaliou, referindo-se ao Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), com quem a atividade foi promovida.

A noite contou também com o lançamento do livro “Imprensados no tempo da crise“, de Flávia Amboss e Merçon Leonardo. A autora Flávia foi uma das vítimas do massacre ocorrido em 25 de novembro de 2022, em Aracruz, que culminou com a morte de três educadoras e uma estudante. Além de professora, Flávia era pesquisadora e ativista do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), com trajetória marcada pela defesa dos direitos humanos e da justiça socioambiental.

A programação de acolhimento ao semestre continua: a APUB co-promove na próxima segunda (16) a Oficina de Bordado Arpilleras, em parceria com o Movimento dos Atingidos por Barragens, às 15h, na Biblioteca da UFBA. Na quarta (18), acontece o café da manhã para novos docentes e novos filiados, às 8h30, na sede da entidade.

Veja outras notícias