APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

APUB e PROIFES participam de encontro internacional em defesa da educação pública na Guiné-Bissau

Representantes da APUB e PROIFES integraram delegação sindical em evento promovido pela Internacional da Educação e CPLP-SE entre 15 e 18 de julho

A vice-presidenta da APUB, Barbara Coêlho e a diretora de Direitos Humanos do PROIFES-Federação, Rosangela Gonçalves, participaram, em Bissau, capital da Guiné-Bissau, do Fórum Internacional “Promovendo Colaboração Efetiva para Reinventar a Educação Pública”. O encontro reuniu lideranças sindicais da educação de diversos países e teve como foco central o fortalecimento da educação pública, o investimento no trabalho docente e a articulação sindical internacional. 

Ocorrido entre os dias 15 e 18 de julho, o evento foi organizado pela Internacional da Educação (IE) e pela Confederação Sindical da Educação dos Países de Língua Portuguesa (CPLP-SE) e contou com uma extensa programação, com reuniões, debates e articulações paralelas entre lideranças sindicais e representantes governamentais. A abertura oficial contou com a presença do Ministro da Educação da Guiné-Bissau, que recebeu a delegação em audiência.

“Não há palavras no nosso idioma que possam expressar todo aprendizado, solidariedade e emoção destes dias que culminou na produção da Carta de Guiné Bissau, na qual tive a oportunidade de colaborar na escrita”, relatou Barbara, que representou a APUB e o PROIFES a pedido da CPLP-SE.

A CPLP-SE é a Confederação Sindical da Educação dos Países de Língua Portuguesa, formada por sindicatos da educação dos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A organização atua promovendo a cooperação internacional entre trabalhadoras e trabalhadores da educação, com foco na valorização do magistério, na defesa de políticas públicas educacionais e no fortalecimento da democracia nos países lusófonos.

A ação da CPLP-SE, em parceria com a Internacional da Educação, marca a primeira grande atividade do tipo realizada em solo bissauense. A programação ocorre paralelamente a encontros políticos entre representantes dos governos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), fortalecendo a conexão entre a sociedade civil organizada e as instâncias governamentais.

*Com informações do SINDIEDUTEC

Veja outras notícias