APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

APUB dialoga com PRPGI do IFBA sobre reconhecimento da pós-graduação na CH docente

No dia 17/09, colegas docentes da APUB se reuniram com a PRPGI do IFBA para dialogar sobre a atuação na Pós-Graduação, considerando que existem interpretações diferentes sobre como a CH nesse nível de ensino deve ser computada em algumas unidades e departamentos acadêmicos do IFBA.

Entendemos que o trabalho na pós-graduação possui a mesma relevância daqueles desenvolvidos no Ensino Médio e na Graduação, não havendo, assim, razão para desconsiderar o mesmo na CH mínima das/os professores/as.

Assim, foi possível observar que existe um esforço da PRPGI em formalizar essa compreensão, com a minuta de uma Instrução Normativa que vem sendo debatida desde 2023. A mesma pode ser acessada a partir dos processos SEI 23278.010327/2023-30 e 23278.009538/2024-19. A PRPGI reconhece a necessidade de avançar nesse debate e garantir o reconhecimento dessa atuação de forma padronizada.

Em paralelo, nos foi informado que o debate sobre a atualização da portaria que rege a CH docente está em curso e deve incorporar a formalização da atuação na pós-graduação no cômputo da CH mínima.

Além disso, dialogamos sobre o edital de afastamento para Qualificação com direito a professor substituto. Fomos informados que esta é uma prioridade da Reitoria e que a previsão de publicação do referido edital deve acontecer até a última semana de setembro de 2025. Nossa orientação para os docentes interessados é de preparar a documentação para realizar a submissão ao processo.

É necessário evidenciar que fomos recebidos de forma muito amistosa pela PRPGI e que o diálogo trouxe também a necessidade de reflexões sobre qual o papel da pós nos IFs, em especial no IFBA, considerando que muitos IFs mais novos que o IFBA estão muito mais avançados na oferta e nas políticas de pesquisa e pós-graduação.

Para além disso, é necessário observar que os indicadores de avaliação de cada IF na área de pesquisa e extensão passarão a ser considerados para cálculo do orçamento institucional nos próximos anos, renovando a necessidade de fortalecer a área de pesquisa e pró-graduação, parte do tripé de atuação do IFBA.

Veja outras notícias