A APUB Sindicato marcou presença, na manhã desta sexta-feira (3), na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), na manifestação organizada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) em protesto contra os problemas decorrentes da implementação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) para a graduação.
Com a substituição da antiga plataforma digital, diversos estudantes têm enfrentado dificuldades para efetuar suas matrículas, o que resultou na suspensão de bolsas e benefícios, além de comprometer o andamento regular das atividades acadêmicas. A ASSUFBA também participou do ato, representada por Antônio Bomfim.
A manifestação teve início com uma oficina de confecção de faixas e cartazes, seguida por falas de representantes de entidades estudantis, diretórios acadêmicos, da ASSUFBA e da APUB.
“Com a falha na matrícula, estudantes estão sem vínculo formal com a universidade e estão perdendo bolsas de assistência estudantil, de pesquisa e de extensão. Tudo isso porque a universidade decidiu implementar um novo sistema da noite para o dia”, criticou Osny Guimarães, presidente do DCE.
Durante sua fala, Raquel Nery, representando a APUB, expressou apoio à mobilização:
“A APUB presta total solidariedade às e aos estudantes da UFBA. Compreendemos a gravidade deste momento. Nossos colegas, professoras e professores, também estão sendo afetados por esse processo. É um problema coletivo, e a solução também precisa ser coletiva. A APUB está à disposição para enfrentarmos juntos este momento de dificuldade.”
Ao final do ato, os manifestantes seguiram em caminhada até a Superintendência de Administração Acadêmica (SUPAC), onde o DCE solicitou uma reunião com a superintendente acadêmica, Prof.ª Karina Menezes, acompanhados por representantes dos diretórios e centros acadêmicos presentes.